EDITORIAL

CADA UM NA SUA FUNÇÃO, RESPEITANDO O ESPAÇO DO OUTRO
E TRABALHANDO PARA O BEM DE TODOS!

A SANTA MISSA E OS SANTOS

- São Boaventura (1218-1274), Doutor da Igreja: “Ainda que friamente, aproxime-se da Eucaristia, mas confiando na misericórdia de Deus”

- São Francisco de Sales (1567- 1622): “ Só por amor se deve receber Jesus Cristo na comunhão, já que só por amor Ele se dá a nós”.






O DOMINGO – DIA DO SENHOR



O do primeiro dia da semana, em latim eclesiástico, é “dies dominicus“, ou seja, “o dia senhorial”, o “dia do Senhor”. A referência, obviamente, é a Jesus Cristo, o Senhor, e o domingo passou a ser dedicado a Ele por ter sido o dia da Sua Ressurreição. Com o tempo, a expressão original “dia domínico” foi se transformando em “dia domingo” e, depois, acabou ficando só “domingo”. A palavra também perdeu o sentido original de adjetivo e virou substantivo, referindo-se apenas ao primeiro dia da semana. A sua origem, no entanto, deixa claro o seu significado: o domingo é, literalmente, o Dia do Senhor.



A FAMÍLIA NA MISSA



Talvez você se lembre que, quando era pequeno, certamente o obrigavam a ir à Missa. Era um martírio, às vezes, levantar-se cedo, vestir a “roupinha do domingo” e ir com sua família à Missa na Paróquia que o viu nascer, talvez na sua cidade natal. Com o passar dos anos, esta norma imposta pela sua família foi se tornando um hábito, a tal ponto que, quando você era jovem, já o fazia por opção, gosto e fé, que ia experimentando a cada domingo, e mais ainda se participava de algum grupo paroquial. Hoje, na idade em que se encontra, talvez continue participando da Missa dominical. O que você formou como hábito na infância e juventude, continua fazendo hoje. A partir disso, uma pergunta: e seus filhos, eles também participam da Missa?






OBJETOS LITÚRGICOS

CÁLICE:-


- Objeto onde é colocado o vinho durante a celebração da Missa. Esse vinho, após a consagração, se torna Sangue de Cristo.





Âmbula ou Cibório:-

Objeto onde são colocadas as partículas que serão consagradas, e, depois da consagração, conservadas no Sacrário.





LEMBRETE: Os participantes da Missa, desde que não estejam impedidos canonicamente ou em pecado grave, devem se aproximar para receber a Comunhão. Após recebê-la, voltam para seus lugares e permanecem rezando, em silêncio.





“ SOU CATÓLICO, SOU DE MISSA”

Que Deus nos ajude e Senhora Santana nos proteja! E que o nosso coração seja cada vez mais parecido com o Coração de Jesus!




Sempre agradecido!
Pe. José Hergesse – Pároco
e-mail: pe.hergesse@gmail.com
Acesse: scjbotucatu.com.br

--------------------------------------------------

OBS: Na página da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - scjbotucatu. com.br - no espaço RP1 Missas, você encontra os horários de Missa de todas as Paróquias da cidade de Botucatu.


Mateus 11:28-30

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".



Nosso endereço

Matriz Sagrado Coração de Jesus
Praca Cav. Virgilio Lunardi, s/n - Vila dos Lavradores - Botucatu- SP
Fone:(14) 3882-0297
Email:secretaria@scjbotucatu.com.br
Link: www.scjbotucatu.com.br

© 2018, SCJ-Botucatu