ESPAÇO CATÓLICO


ESPAÇO CATÓLICO – 01/12/2019

Na senda dos meus antecessores, quero também implorar a Deus e convidar todas as pessoas de boa vontade para que continuem a estimular e favorecer todas as mediações dissuasivas necessárias para que não volte jamais, na história da humanidade, a acontecer a destruição provocada pelas bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki. A história ensina-nos que os conflitos entre povos e nações, mesmo os mais graves, podem encontrar soluções válidas apenas através do diálogo, única arma digna do ser humano e capaz de garantir uma paz duradoura. Estou convencido da necessidade de abordar a questão nuclear a nível multilateral, promovendo um processo político e institucional capaz de criar um consenso e uma ação internacional mais amplos. Uma cultura de encontro e diálogo, caraterizada por sabedoria, clarividência e amplitude de horizontes, é essencial para construir um mundo mais justo e fraterno. Papa Francisco – Discurso às Autoridades e ao Corpo Diplomático – Tóquio – Japão – 25/11/2019

SANTO ANDRÉ - 30 DE NOVEMBRO

Era filho de um pescador da Galileia de nome Jonas e era irmão de Simão Pedro. Vivia em Cafarnaum e era um seguidor de João Batista antes de ser apresentado a Jesus. Foi o primeiro apóstolo de Jesus. Ele é mencionado no novo testamento como estando presente nos mais importantes evento da vida e missão de Jesus.

Aparece no episódio da multiplicação dos pães, onde depois da resposta de Felipe, André indica a Jesus um jovem que possuía os únicos alimentos ali presentes: cinco pães e dois peixes (Jo 6,8-9). André participou da vida pública de Jesus, estava presente na Última Ceia, viu o Cristo Ressuscitado, testemunhou a Ascenção e estava presente em Pentecostes.

Alguns historiadores citam que depois de Jerusalém evangelizou na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia e, finalmente na Grécia. Nessa última, formou um grande rebanho e pôde fundar a comunidade cristã na Acaia, um dos modelos de Igreja nos primeiros tempos. Mas foi ali também que, sob o império de Nero, no dia 30 de novembro do ano 60 d.C, acabou martirizado pelas mãos do inimigo Egéas, governador e juiz romano local.

01/12/2019 - 1º DOMINGO DO ADVENTO – COR ROXO/LILÁZ

1ª Leitura: Is 2, 1-5É do encontro com o Senhor e com a sua Palavra que resultará um mundo de concórdia, de harmonia, de paz sem fim.
2ª Leitura: Rm 13, 11-14O fieis que se vistam da luz (a vida de Deus, que Cristo ofereceu a todos) e caminhem, com alegria e esperança, ao encontro de Jesus, ao encontro da salvação.
Evangelho: Mt 24, 37-44O crente ideal não vive mergulhado nos prazeres que alienam, mas está, em cada minuto que passa, atento e vigilante, acolhendo o Senhor que vem.
FRASE DA SEMANA: “ A mudança é dolorosa mas necessária. Você só encontrará a felicidade se souber se adaptar a ela!” - Buda ( VI séc. a.C )



OBS – Texto enviado pelo Pe. Hergesse ao jornal Sudoeste do Estado,
com circulação semanal em Avaré e Região.






Mateus 11:28-30

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".



Links

  • Aparecida
    Santuário Nacional de Aparecida
  • Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
  • Arquidiocese Sant’Ana de Botucatu
  • A SANTA SÉ

Nosso endereço

Matriz Sagrado Coração de Jesus
Praca Cav. Virgilio Lunardi, s/n - Vila dos Lavradores - Botucatu- SP
Fone:(14) 3882-0297
Email:secretaria@scjbotucatu.com.br
Link: www.scjbotucatu.com.br

© 2018, SCJ-Botucatu