ESPAÇO CATÓLICO


ESPAÇO CATÓLICO – 20/10/2019

O Apóstolo Pedro precisava duma mudança de mentalidade e, para isso, Deus intervém com suma criatividade: começa pela visão provocatória duma grande toalha com tantos animais impuros que Pedro é convidado a comer, reagindo ele, como bom judeu: «De modo algum, Senhor! Nunca comi nada de profano nem de impuro». Mas Deus corrige-o: «O que foi purificado por Deus, não o consideres tu impuro». Preparado pelo ensinamento divino, Pedro recebe ordens de Deus para ir, sem medo, ter com pessoas não circuncidadas; entra na casa de Cornélio e anuncia-lhes Jesus Salvador. Abramo-nos também nós, como o Príncipe dos Apóstolos, às surpresas de Deus, reconhecendo e favorecendo os caminhos sempre novos pelos quais o Ressuscitado derrama o seu Espírito sobre a humanidade e atrai os corações, dando-Se a conhecer como o «Senhor de todos». Papa Francisco – Audiência Geral – Roma – 16/10/2019

SÃO FRUMÊNCIO - 21 DE OUTUBRO

Frumêncio foi o primeiro bispo missionário da Etiópia. Era o tempo do imperador Constantino, por volta do século IV. Durante uma viagem, voltando das Índias, Frumêncio e alguns amigos foram atacados por ladrões etíopes que saquearam o barco e mataram os passageiros e tripulantes. O jovem Frumêncio sobreviveu e foi levado para a Etiópia e entregue ao rei, como escravo. O rei Etíope admirou-se da sabedoria de Frumêncio e o manteve como secretário. Sua influência cresceu na corte, principalmente junto à rainha. Ao se tornar viúva ela assumiu o poder para o filho menor, como regente. Quando o filho do rei tornou-se independente, Frumêncio pode retornar para casa. Resolveu então procurar Santo Atanásio, pedindo que designasse um Bispo e missionários para comandar a pregação católica na Etiópia. Atanásio, entendendo que o mais indicado era o próprio Frumêncio, o consagrou Bispo da Etiópia. Frumêncio, chamado pelos etíopes de "Abba Salama", ou seja "Padre da Paz" desenvolveu seu trabalho missionário na Etiópia até morrer no ano 380.


20/10 – 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C – COR VERDE

1ª Leitura: Ex 17,8-13ªDeus intervém no mundo e salva o seu Povo servindo-Se da ação do homem; mas, para que o homem possa ganhar as duras batalhas da existência, ele tem que contar com a ajuda e a força de Deus.
2ª Leitura: 2 Tm 3,14-4,2Sendo com a Palavra que Deus indica aos homens o caminho da vida plena, ela deve assumir um lugar preponderante na experiência cristã.
Evangelho: Lc 18,1-8Os crentes devem descobrir que Deus os ama e essa descoberta só se pode fazer através da oração, de um diálogo contínuo e perseverante com Deus.
FRASE DA SEMANA: “ Nada realizaríamos se esperássemos até fazê-lo com tanta perfeição que ninguém lhe achasse defeito”.São John Henry Newman ( 1801- 1890)



OBS – Texto enviado pelo Pe. Hergesse ao jornal Sudoeste do Estado,
com circulação semanal em Avaré e Região.






Mateus 11:28-30

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".



Links

  • Aparecida
    Santuário Nacional de Aparecida
  • Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
  • Arquidiocese Sant’Ana de Botucatu
  • A SANTA SÉ

Nosso endereço

Matriz Sagrado Coração de Jesus
Praca Cav. Virgilio Lunardi, s/n - Vila dos Lavradores - Botucatu- SP
Fone:(14) 3882-0297
Email:secretaria@scjbotucatu.com.br
Link: www.scjbotucatu.com.br

© 2018, SCJ-Botucatu