Página do Informativo

PONTIFÍCIAS OBRAS MISSIONÁRIAS

Grupo de Crianças da Infância Missionária da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que se reúne aos sá- bados, das 09:30h às 10:30h, no espaço Catebrincando, com crianças de 6 e 7 anos de idade. Coordenadora Paroquial: Giovana Morales – Fone: 99645-3651

Objetivos da Infância Missionária


1.Suscitar o espírito missionário universal entre as crianças.
2. Cooperar espiritualmente com orações, sacrifícios e testemunho de vida.
3. Despertar e fortalecer as vocações missionárias, anunciando Jesus Cristo aos que ainda não o conhecem.
4. Incentivar pais, educadores, catequistas a promoverem o protagonismo das crianças na evangelização e solidariedade universais.
5. Cooperar materialmente com ofertas, fruto de renúncias, para ajudar as crianças necessitadas dos cinco Continentes


GRUPO SEMENTES DA BOA TERRA

O grupo Sementes da Boa Terra, surgiu após o contato de uma das coordenadoras com uma feira organizada por mães, porém, com oferta de produtos e serviços contrários aos ensinamentos cristãos.
Esta experiência instigou em seu coração o desejo de elaborar um evento semelhante, organizado por esposas e mães cristãs-católicas, que optaram em deixar suas profissões e carreiras para se dedicarem ao melhor projeto de Deus para suas vidas, suas Famílias, realizando em casa a produção de artesanato e de outros produtos manuais.
O objetivo principal deste projeto, não é apenas o comércio de produtos e serviços, mas sim, propagar nossa fé e disseminar a ideia de que as mulheres podem contribuir ou prover para o seu lar, sem ter que ausentar-se tanto da vida de seus filhos e esposos.
Coordenadora: Tatiane Cristina Ferreira da Silva - Fone: 99622-6502
A I Expo Sementes da Boa Terra, acontecerá no dia 06 de Julho de 2019, das 9h às 17h, na Praça da Paróquia Sagrado Coração de Jesus


FAMÍLIA: HARMONIA CONJUGAL E EDUCAÇÃO DOS FILHOS


As resistências e as experiências negativas

Por vezes, a formação ética dos adolescentes e jovens provoca desprezo devido a experi- ências de abandono, desilusão, carência afetiva, ou a uma má imagem dos pais. Projetam-se sobre os valores éticos as imagens distorcidas das figuras do pai e da mãe ou as fraquezas dos adultos. Por isso, é preciso ajudar os adolescentes a porem em prática a analogia: os valores são cumpridos perfeitamente por algumas pessoas muito exemplares, mas também se realizam de forma imperfeita e em diferentes graus.
E uma vez que as resistências dos jovens estão muito ligadas a experiências negativas, é preciso ao mesmo tempo ajudá-los a percorrer um itinerário de cura deste mundo interior ferido, para poderem ter acesso à compreensão e à reconciliação com as pessoas e com a sociedade. Papa Francisco – Exortação Apostólica PósSinodal Amoris Laetitia, sobre o amor na Família, nº 271-272 – Roma – 19/03/2016





PARA REFLETIR

O jornaleiro antipático O colunista Sydney Harris (EUA) acompanhava um amigo à banca de jornal. O amigo cumprimentou o jornaleiro amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento rude e grosseiro.
Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo de Sydney sorriu atenciosamente e desejou ao jornaleiro um bom final de semana.
Quando os dois amigos desciam pela rua, o colunista perguntou:
- Ele sempre te trata com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente é sempre assim.
- E você é sempre tão atencioso e amável com ele?
- Sim, sou.
- Por que você é tão educado, já que ele é tão rude com você?
- Porque não quero que ele decida como eu devo agir.


CATEQUESE COM ADULTOS



Quem está com 16 anos completos, não foi batizado, não fez a 1º Comunhão e não foi Crismado; quem se encontra amasiado ou casado somente no civil, se quiser poderá regularizar essa situação participando dos Encontros de Formação da Catequese com Adultos que terá início na 1º semana de agosto. A Inscrição deve ser feita na Secretaria Paroquial, durante o mês de julho.




Equipes de Nossa Senhora

Sob a coordenação do casal Viviane e Émerson Hervaz - Fone: 99685-8080- está sendo implantada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, o Movimento Equipes de Nossa Senhora que tem por objetivo o cultivo da espiritualidade conjugal. No momento, são 12 casais que estão sendo preparados por um casal da ENS de Bauru, SP. Acesse: www.ens.org.br




DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA: VER, JULGAR E AGIR

As questões sociais e a luz do Evangelho
O desenvolvimento dos povos, especialmente daqueles que se esforçam por afastar a fome, a miséria, as doenças endêmicas, a ignorância; que procuram uma participação mais ampla nos frutos da civilização, uma valoriza- ção mais ativa das suas qualidades humanas; que se orientam com decisão para o seu pleno desenvolvimento, é seguido com atenção pela Igreja.
Depois do Concílio Ecumê- nico Vaticano II, uma renovada conscientização das exigências da mensagem evangélica traz à Igreja a obrigação de se pôr ao servi- ço dos homens, para os ajudar a aprofundarem todas as dimensões de tão grave problema e para os convencer da urgência de uma ação solidária neste virar decisivo da história da humanidade.
Nas grandes encíclicas Rerum Novarum de Leão XIII, Quadragesimo Anno de Pio XI, Mater et Magistra e Pacem in Terris de João XXIII – não falando das mensagens de Pio XII ao mundo – os nossos predecessores não deixaram de cumprir o dever que lhes incumbia de projetar nas questões sociais do seu tempo a luz do Evangelho. Papa Paulo VI – Carta Encíclica Populorum Progressio – Sobre o desenvolvimento dos povos, nº 1 e 2 – 26/03/1967





TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO: PERIGO OU DESAFIO?

A exigência e a vontade de uma vida fraterna
A poderosa e quase irresistível aspiração dos povos à libertação constitui um dos principais sinais dos tempos que a Igreja deve perscrutar e interpretar à luz do Evangelho. Este fenômeno marcante de nossa época tem uma amplidão universal, manifesta-se porém em formas e em graus diferentes conforme os povos. É sobretudo entre os povos que experimentam o peso da miséria e entre as camadas deserdadas que esta aspiração se exprime com vigor.
Ao revelar-lhes a sua vocação de filhos de Deus, o Evangelho suscitou no coração dos homens a exigência e a vontade positiva de uma vida fraterna, justa e pacífica, na qual cada pessoa possa encontrar o respeito e as condições da sua auto-realização espiritual e material. Esta exigência encontra-se, sem dúvida, na raiz da aspiração de que falamos. Continua... (Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé - Instrução Libertatis nuntio, sobre alguns aspectos da “ Teologia da Libertação” – Uma aspiração, nº 1 a 3 - 06/08/1984)


BÍBLIA: INDICAR O CAMINHO E AQUECER O CORAÇÃO

A Sagrada Tradição e a Sagrada Escritura
A Sagrada Tradição, portanto, e a Sagrada Escritura estão ntimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim.
A Sagrada Escritura é a palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito Santo; a sagrada Tradição, por sua vez, ransmite integralmente aos sucessores dos Apóstolos a palavra de Deus confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, para que eles, com a luz do Espíri o de verdade, a conservem, a exponham e a difundam fielmente na sua pregação; donde resulta assim que a Igreja não tira só da Sagrada Escritura a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas.
Por isso, ambas devem ser recebidas e veneradas com igual espírito de piedade e reverência. Concílio Vaticano II – Constituição Dogmática Dei Verbum, sobre a Revelação Divina, nº 9 – 18/11/1965

PARAPSICOLOGIA: UMA CIÊNCIA A SERVIÇO DA FÉ, DA LIBERTAÇÃO E DA VIDA


O psiquismo humano
O Inconsciente é aquela camada de nossa mente que tem por fim registrar, arquivar e armazenar tudo o que se passa em nossa vida e em nosso mundo. Todos os conhecimentos que um dia adquirimos e esquecemos não estão perdidos para sempre. Todas as experiências que reprimimos, os pensamentos e desejos que censuramos não estão perdidos; estão registrados, e exigem integração ou expressão.
Todos os estímulos que chegam até nós e dos quais não nos damos conta, por limitações do consciente, são registrados pelo Inconsciente. O Inconsciente capta, grava e registra, também, os estímulos sublimares, ou seja, aquelas vibra- ções ou estímulos dos quais nem sequer percebemos que existem como exemplo a vibração sonora abaixo de 16 ciclos por segundo.
Mas, o Inconsciente, não é como afirma uma determinada corrente psicanalítica, apenas uma espécie de negativo do consciente: um reservatório de desejos reprimidos, de sexualidade frustrada, de instintos maus e perigosos. O Inconsciente é isso, mas não somente isso! É também um prodigioso potencial de forças positivas!
Ele detém o nosso poder criador, nossos valores mais verdadeiros, nossas mais belas possibilidades; possui, enfim, um inesgotável poder libertador e salvador. As obras de arte, as descobertas geniais, as invenções em todos os domínios e a pró- pria mística, têm suas raízes no Inconsciente. Continua... ( Cf. Benjamim Bossa, Parapsicologia, o poder da mente e os misté- rios da vida, Edições Loyola)


PASTORAL DA ESPERANÇA

Está sendo implantada nas 10 Regiões Missionárias da Paróquia Sagrado Cora- ção de Jesus a Pastoral da Esperança, que tem por objetivo acompanhar a família enlutada com a Novena própria. Em cada Região Missionária será constituída uma Equipe para essa finalidade.
ATENÇÃO: 1- A coordenadora da Pastoral da Esperança da Região Missionária entra em contato com os familiares da pessoa falecida, colocando-se à disposição para acompanhá-los no período de 9 dias com a reza da Novena; 2- Deve ser combinado com os familiares da pessoa falecida o horário mais adequado para a realização da Novena, levando em consideração o dia da Missa de 7º dia; 3- A família enlutada convida e acolhe os parentes, amigos e vizinhos que quiserem participar da Novena; 4- No dia 30 de julho, às 19:30h, no Auditório, haverá o Encontro do Pároco com os membros da Pastoral da Esperança para as devidas orientações. Coordenadora Paroquial: Maria Dorico – Fone: 3814-4386 / 99602-4586


ONDE VOCÊ COLOCOU O SAL?

O velho Mestre pediu ao jovem aprendiz que estava triste, que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d’água e bebesse.
-‘Qual é o gosto?’ – perguntou o Mestre. -‘Ruim’ – disse o aprendiz. O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago. Então o velho disse:
-‘Beba um pouco dessa água’. Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
-‘Qual é o gosto?’
-‘Bom!’ disse o rapaz.
-‘Você sente o gosto do sal?’ perguntou o Mestre.
-‘Não’ disse o jovem.
O Mestre então, sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:
-‘A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos, se num copo ou num lago...


FRANCISCO E OS MISSIONÁRIOS DIGITAIS

O Papa Francisco enviou um vídeo, na quinta-feira, 14 de junho de 2019, por ocasião do Dia de “iMision”, ocorrido em Madri, para a formação gratuita de missionários digitais de língua espanhola. “iMision” é uma Associação, sem fins lucrativos, que reúne várias Instituições Católicas e pessoas interessadas em evangelizar o continente por meio digital.
Os objetivos da Associação, que nasceu em 2012, são: criar uma rede de missionários para formar, ajudar e trabalhar juntos na Internet; oferecer uma formação de qualidade a todos os que desejam ser missionários digitais; e organizar eventos formativos.
Em seu vídeo, falando em espanhol, o Papa disse aos missioná- rios: “Quero saudar todos vocês, que estão participando deste Dia Missionário Digital. Vão em frente! O importante é dizer tudo com ‘proximidade’, estando perto, com ternura”. Fonte: Canção Nova – Notícias – 15/06/2019



PROJETO DE REFORMA – 3ª ETAPA

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus está realizando, de abril a julho de 2019, a 3ª Etapa do seu Projeto de Reforma: trata-se das obras de acabamento do Salão Paroquial Menor, que se encontra no sub-solo do Salão Maior, com cozinha, dispensa, banheiros e capacidade para 100 pessoas.
A 4ª Etapa do Projeto de Reforma será a pintura externa da Matriz, com obras a serem realizadas entre julho de 2020 a julho de 2021!
Contamos com a compreensão e ajuda de todos, através da Oração, do Dízimo, da Coleta das Missas e de outras doações!


ECOLOGIA: O CUIDADO DA CASA COMUM

Consciência de habitar numa casa comum
Nem todos são chamados a trabalhar de forma direta na política, mas no seio da sociedade floresce uma variedade inumerável de associações que intervêm em prol do bem comum, defendendo o meio ambiente natural e urbano. Por exemplo, preocupam-se com um lugar público (um edifício, uma fonte, um monumento abandonado, uma paisagem, uma praça) para proteger, sanar, melhorar ou embelezar algo que é de todos.
Ao seu redor, desenvolvem-se ou recuperam-se vínculos, fazendo surgir um novo tecido social local. Assim, uma comunidade liberta-se da indiferença consumista. Isto significa também cultivar uma identidade comum, uma história que se conserva e transmite.
Desta forma cuida-se do mundo e da qualidade de vida dos mais pobres, com um sentido de solidariedade que é, ao mesmo tempo, consciência de habitar numa casa comum que Deus nos confiou.
Estas ações comunitárias, quando exprimem um amor que se doa, podem transformar-se em experiências espirituais intensas. Papa Francisco – Carta Encíclica Laudato Sí, sobre o Cuidado da Casa Comum , nº232 - 24/05/2015



01 E 02 – 08 E 09/06/2019 FESTA DO PADROEIRO – 2019



BALANCETE GERAL
ENTRADA: R$ 50.544,60
DESPESAS: R$ 25.441,83
RENDA LÍQUIDA: R$ 25.102,77

O PAPA E AS COMPANHIAS PETROLÍFERAS

Papa Francisco, Membros do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral e Líderes de Companhias Petrolíferas – Vaticano – 14/06/2019

Com o tema "A transição energética e a tutela da casa comum", aconteceu, no Vaticano, pela segunda vez, um encontro organizado pelo Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral e pelos líderes das companhias petrolíferas mundiais, entre outras, a ExxonMobil, BP, Royal Dutch Shell, Total, Chevron e Eni - e vários grandes investidores - incluindo a BlackRock. No seu discurso, o Santo Padre afirmou:
“ Este diálogo ocorre em um momento crítico. A atual crise ecológica, especialmente a mudança climática, ameaça o futuro da pró- pria família humana.
Qualquer discussão sobre a mudança climática e sobre a transição energética deve, portanto, assumir os melhores resultados da pesquisa científica, hoje indispensável, e deixar-se tocar em profundidade.
A crise climática requer de nós uma ação determinada aqui e agora. Hoje, é necessária uma transição energética radical para salvar a Casa Comum. A Igreja está plenamente engajada a fazer a sua parte.
". Fonte: Acidigital – 14/06/2019


A VOCAÇÃO DE MICHEL LOS

O jovem polonês Michel Los, diagnosticado com câncer terminal, foi ordenado Diácono e Sacerdote da Igreja Católica, em uma cama de hospital graças à permissão e à dispensa concedidas pelo Papa Francisco.
O seminarista, pertencente à Congregação dos Filhos da Divina Providência, ou, Padres Orionitas, fez seus votos perpétuos na quinta- -feira, 23 de maio, na sala de oncologia do hospital militar em Varsóvia (Polônia) e no dia seguinte recebeu o Sacramento da Ordem, nos graus de Diácono e Presbítero, das mãos do Bispo Auxiliar de Varsóvia-Praga, Dom Marek Solarczyk.


A cerimônia contou com a presen- ça do Vigário Geral dos Padres Orionitas, Pe. Oreste Ferrari, dos pais de Michel, sua irmã e de outros religiosos poloneses da Congregação.



Pe. Michele Los, Orionita, preside sua 1ª Missa – Varsóvia, Polônia – 24/05/2019


PARÓQUIAS – HEMOCENTRO DA UNESP

As Paróquias da Região Pastoral 1, de Botucatu, através de seus Párocos, assumiram um compromisso com o Hemocentro da UNESP, de Botucatu, com o objetivo de aumentar o número de doadores de sangue. Num calendário já elaborado, nas datas estabelecidas o Hemocentro envia o ônibus para o transporte dos doadores. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, está agendada para o dia 10 de agosto, com saída, às 7h, da escadaria da Matriz, na Rua Brás de Assis.






Mateus 11:28-30

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".



Links

  • bootstrap business template
    Aparecida
    Santuário Nacional de Aparecida
  • Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)
  • Arquidiocese Sant’Ana de Botucatu
  • A SANTA SÉ

Nosso endereço

Matriz Sagrado Coração de Jesus
Praca Cav. Virgilio Lunardi, s/n - Vila dos Lavradores - Botucatu- SP
Fone:(14) 3882-0297
Email:secretaria@scjbotucatu.com.br
Link: www.scjbotucatu.com.br

© 2018, SCJ-Botucatu